São injeções realizadas na coluna para tratamento de dores e melhora de desempenho nas atividades diárias. Também podem servir para diagnóstico, ajudando o médico a localizar estrutura da coluna que está causando a dor.
Existem vários tipos de bloqueios e infiltrações, mas todos são realizados apenas com agulhas, sem cortes ou pontos na pele e sem necessidade de anestesia geral ou internação.
As substâncias injetadas são contrastes radiológicos, analgésicos, anti-inflamatórios e anestésicos locais.
Orientações de preparo
- Na véspera do procedimento faremos contato para confirmar o horário de jejum e de chegar no hospital.
- É preciso um jejum de pelo menos 6 horas para o procedimento. O jejum completo – você não deve tomar líquidos, chimarrão nem mascar chicletes.
- Tome sua medicação normalmente, mas com apenas um pequeno gole d’água para engolir.
- Se apresentar algum problema de saúde de última hora ou tiver de cancelar o procedimento por qualquer motivo, ligue avisando.
- Leve uma lista das medicações que usa, incluindo os remédios para dor.
- Avise se apresenta algum tipo de alergia ou reação a alguma medicação.
- Leve todos os seus exames de raio-X, tomografia, ressonância, etc.
- Combine que alguém lhe acompanhe para sair do hospital. Você vai tomar um sedativo e não será seguro dirigir ou pegar um transporte sozinho.
No hospital
- Você terá de preencher alguns papéis e responder novamente algumas perguntas sobre seus sintomas – esta checagem é feita para sua segurança.
- Durante o procedimento, o anestesista vai lhe aplicar sedativos que lhe deixarão relaxado, porém acordado.
- Você será colocado na mesa de procedimentos e os aparelhos de raios-X serão posicionados.
- Sua pele será preparada com antissépticos e os pontos de colocação das agulhas serão anestesiados com xilocaína – você pode sentir a picada da agulha e uma sensação de ardência nesse momento.
- Mesmo sem dormir completamente, você provavelmente não vai se lembrar de muita coisa do procedimento.
- Depois do procedimento você vai passar algum tempo na sala de recuperação, ligado a monitores cardíacos e de respiração – não se assuste, são cuidados de rotina.
Depois de liberado
- Compressas geladas sobre o local da injeção podem ajudar a reduzir dor e inchaço.
- Você pode tomar banho depois do procedimento, mas evite hidromassagens.
- É aconselhável repousar no dia do procedimento, mas você pode retomar suas atividades normais no dia seguinte – se não estiver em condições para isso, faça contato para providenciar um atestado.
- Você pode ficar dolorido das agulhas, mas não é comum ter dor forte.
- Alguns pacientes podem apresentar dormências ou redução de sensibilidade nas pernas depois do procedimento – é um efeito do bloqueio e se resolve em no máximo 24 horas.
- Os efeitos da medicação podem demorar alguns dias para aparecer.
- Reações adversas ou efeitos colaterais são raros e costumam se resolver em poucos dias. Os principais são aumento da dor nos primeiros dias, sono agitado e rubor (vermelhidão) facial.
Caso apresente algum problema urgente e por qualquer motivo não consiga contato com nossa equipe, dirija-se ao atendimento de emergência do hospital onde o procedimento foi realizado.
____________________ ____________________ ____________________ ____________________ ____________________ ____________________ ____________________ ____________________ ____________________ ____________________